top of page

O Ciclo das Rochas

Foto do escritor: Professora Marilia Professora Marilia

Atualizado: 17 de mar. de 2021

Nosso planeta é composto por três tipos principais de rochas, as ígneas (ou magmáticas), as sedimentares e as metamórficas. Cada uma delas possui uma origem e características diferentes, sendo que a origem dessas rochas está totalmente ligado com o chamado Ciclo das Rochas.


O ciclo das rochas é o processo de transformação dos três tipos de rochas, ígneas, sedimentares e metamórficas, umas nas outras. Isso ocorre pois essas rochas estão constantemente alterando suas características, podendo então mudar de um tipo para o outro em um processo cíclico.

Vamos ver a seguir os diferentes tipos de transformações que ocorrem no ciclo das rochas.


Transformação das rochas ígneas em sedimentares:

Com os constantes movimentos da Terra e ao longo de milhares de anos, as rochas ígneas que estão localizadas muito abaixo da superfície terrestre acabam emergindo, ou seja, elas ficam a mostra. Então, essas rochas ígneas, acabam sofrendo a ação de agentes externos como a água, os ventos, a exposição ao sol e às chuvas, entre tantos outros, e acaba por mudar suas características estruturais. esse processo de transformação por agentes externos é denominado intemperismo, e o seu resultado é a formação das rochas sedimentares.


Transformação das rochas sedimentares em metamórficas:

Com o passar do tempo, as camadas de rochas sedimentares vão se sobrepondo e se acumulando em profundidades cada vez maiores. Conforme essas camadas de rochas ficam mais fundas, elas passam a sofrer com a enorme pressão e o extremo calor presentes na parte interior da Terra, mudando sua estrutura. O processo de aquecimento e endurecimento das rochas é chamado de metamorfismo, e o seu resultado é a formação das rochas metamórficas.


Transformação das rochas metamórficas em rochas ígneas:

Como continuação do processo de metamorfismo, as rochas metamórficas podem sofrer ainda mais com o calor e a pressa da Terra, de tal forma que elas podem começar a derreter, formando magma. Esse processo de derretimento da rocha se chama fusão. Então, depois que essa lava endurece novamente, ocorre a formação das rochas ígneas.


Transformações Diretas:

Além dos processos que vimos anteriormente, é possível que ocorram outros tipos de transformações que chamamos de diretas.

Uma rocha ígnea pode sofrer metamorfismo e se transformar numa rocha metamórfica, assim como também é possível que as rochas metamórficas que estão na superfície terrestre sofram intemperismo e se transformem em rochas sedimentares.

Só não é possível que as rochas sedimentares se transformem diretamente em ígneas, pois mesmo que elas esquentem muito, primeiramente elas se tornam metamórficas para depois se transformarem em ígneas!



Ciclo das Rochas


É importante entender que todos esses processos levam milhões de anos para acontecer! Quero propor pra você que assista dois vídeos sobre o assunto: um deles faz um resumo sobre os tipos de rochas e suas origens, o outro é uma animação bem bacana que nos faz entender melhor como o processo de formação de rochas é demorado e cíclico! Espero que goste!



Espero que este material tenha ajudado nos seus estudos!

Qualquer dúvida, deixe um comentário ou mande uma mensagem na seção "Fale comigo"


Até a próxima,

Professora Marilia

Comments


© 2020 Página administrada por Marilia de Freitas Silva. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page