Nós já aprendemos um pouco sobre matéria, seus estados físicos e transformações! Vamos aprofundar esse conhecimentos entendendo o que são misturas, quais são seus tipos e como podemos separá-las.
Misturas são sistemas formados por duas ou mais substâncias diferentes. As misturas podem ser classificadas em homogêneas ou heterogêneas. Veremos suas características a seguir:
Misturas homogêneas = as misturas homogêneas apresentam uma única fase, ou seja, não é possível perceber que há mais de uma substância apenas olhando para a mistura. Alguns exemplos são: água salgada, o ar que respiramos, a massa de um bolo de chocolate (como mostra a imagem abaixo), a gasolina que utilizamos para abastecer nossos carros, e o vinagre que usamos na cozinha.

Misturas heterogêneas = já as misturas heterogêneas apresentam duas ou mais fases que são perceptíveis quando olhamos pra ela. Alguns exemplos são: água e óleo, água com gás, água com gelo (como mostra a imagem abaixo), a água do mar que contem sal e areia, e até o demaquilantes bifásicos que são utilizados para retirar maquiagem.

As misturas fazem parte do nosso dia a dia e estão em todos os lugares. Nas roupas que vestimos, produtos que usamos no cabelo, nas comidas que preparamos e comemos e até mesmo nos diversos itens que usamos diariamente! É interessante refletir sobre isso! Pense nas diferentes misturas que pode encontrar na sua casa e que você utiliza!
Além disso, é muito difícil encontrar na natureza as substâncias em seu estado puro, mas quando estão misturadas elas não perdem suas características químicas. Sendo assim, é possível obter determinada substância usando um método específico de separação. Diferentes processos são utilizados para fazer essa separação, e isso irá depender do tipo de mistura que deseja separar. Como vimos anteriormente, as misturas homogêneas e heterogêneas são diferentes entre si, por isso os processos de separação também serão!
Separação de Misturas Homogêneas
As misturas homogêneas são mais difíceis de serem separadas. São necessários métodos específicos de separação que basicamente aquecem muito essa mistura com o intuito de condensar o vapor formado por uma das substâncias. O nome desse método é destilação, e ele pode ser do tipo simples ou fracionado.
Se quiser saber mais sobre como acontece o processo de destilação, clique aqui e leia sobre o tema ou clique aqui para assistir a um vídeo.
Separação de Misturas Heterogêneas
Existem diferentes métodos para separar misturas heterogêneas, alguns são bem comuns na nossa rotina. Acho que a mais conhecida é a filtração: muitos de nós temos filtro de barro em casa, e quase todas as manhãs nós preparamos um café bem quentinho, certo? Pois então, a água que bebemos é filtrada para retirar as impurezas presente nela, e para obtermos o café temos que filtrar o água quente que passa pelo pó!
Se você quiser saber mais sobre o processo de filtração e outros métodos de separação de misturas heterogêneas, clique aqui e leia o sobre o tema ou clique aqui para assistir a um vídeo.
Gostou de aprender mais sobre as misturas, seus tipos e alguns métodos de separação?
Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário ou me mande uma mensagem!
Bons estudos,
Professora Marilia
Comentarios