A definição de matéria é dada por uma frase simples e abrangente: trata-se de tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e apresenta peso. De uma forma geral, toda matéria é formada por uma unidade estrutural básica, denominada átomo.
A matéria possui duas características básicas que a definem, são elas massa e volume.
Massa = é a quantidade de matéria em si, e não depende de condições ambientais: um quilograma de água tem a mesma quantidade de moléculas aqui ou em qualquer outro lugar.
Volume = O volume de um corpo é a quantidade de espaço ocupada por esse corpo.
Além de suas características básicas, os materiais possuem algumas propriedades, sendo que as substâncias são descritas e identificadas a partir delas. Essas propriedades são importantes para que os químicos (cientistas que estudam as substâncias e suas moléculas) possam comparar os materiais, encontrando semelhanças e diferenças entre eles, para que depois possam investigar por que elas existem.
Algumas propriedades dos materiais são: flutuação na água, cor, transparência, brilho, solubilidade, condutividade e textura.
Estados Físicos da Matéria e suas características
A matéria pode ser encontrada na natureza em três estados físicos: sólido, liquido e gasoso. O que define cada estado físico é a maneira pela qual os átomos e as moléculas que compõe a substância permanecem unidos. Essa união é determinada por fatores como temperatura e pressão.
Sólido = é o estado mais ordenado da matéria. Nele, todas as moléculas e átomos estão ligados aos vizinhos, produzindo uma forma fixa com volume fixo;

Líquido = no estado líquido, a maioria das moléculas e átomos ainda estão ligados, mas algumas moléculas foram quebradas; por isso, as partículas do liquido são mais livres para se movimentar;

Gasoso = nos gases, as partículas ficam livres para se movimentar em qualquer direção, pois há poucas interações químicas entre os átomos ou moléculas que compõe os gases.

Mudanças do estado físico da Matéria
As passagens entre os três estados físicos (sólido, líquido e gasoso) têm o nome de mudanças de estado físico. Existem cinco tipos de mudanças que serão definidas a seguir:
Fusão = Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido;
Solidificação = Passagem do estado líquido para o estado sólido, através do resfriamento;
Vaporização = Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento;
Liquefação (ou Condensação) = Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um resfriamento;
Sublimação = Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado sólido, por resfriamento.
O esquema a seguir mostra essas transformações:
Espero que esse material tenha ajudado nos seus estudos!
Qualquer dúvida, deixe um comentário ou mande uma mensagem na seção "Fale comigo"
Até a próxima,
Professora Marilia
Comentarios