Podemos definir cadeia alimentar como a relação entre matéria e energia que os seres vivos utilizam para sobreviver, ou seja, as relações necessárias para a busca de energia por meio da alimentação. De forma simplificada, a cadeia alimentar é a sequência de organismos que servem de alimento uns para os outros.
Existem diferentes organizações de cadeias alimentares no meio ambiente dependendo do ecossistema analisado, e cada organismo destas sequências apresenta um nível trófico dentro da cadeia alimentar, sendo que todos os organismos presentes são igualmente importantes dentro da cadeia.

Os principais níveis tróficos são:
Produtores = Também conhecidos como autótrofos, os produtores estão no primeiro nível trófico da cadeia alimentar. Esses seres vivos são responsáveis por produzir seu próprio alimento. As plantas, por exemplo, utilizam os nutrientes do solo e a luz do sol para se alimentarem através da fotossíntese para sobreviver de forma autossuficiente.
Consumidores = Os consumidores são classificados como seres heterótrofos, ou seja, não possuem a capacidade de produzir o próprio alimento. Os heterótrofos precisam se alimentar de outros seres vivos para obter energia. Essa classificação inclui todos os animais. Existem três níveis de consumidores:
Primários: Os consumidores primários são chamados assim pois se alimentam totalmente, ou majoritariamente, dos produtores. São os primeiros a se alimentar, iniciando o ciclo da cadeia alimentar. Os animais desse nível são classificados como herbívoros ou onívoros. Alguns exemplos são o cavalo, o coelho e a girafa.
Secundários: Os animais que se alimentam dos consumidores primários numa cadeia alimentar, são denominados consumidores secundários. Esse tipo de animal é carnívoro, porque obtêm sua energia por meio da ingestão de outros animais. Os seres humanos podem ser considerados consumidores secundários em algumas cadeias alimentares, já que se alimentam, por exemplo, de carne bovina ou suína.
Terciários: Os consumidores terciários compõe o último nível dos consumidores, se alimentando dos consumidores secundários.
Decompositores = Outros organismos presentes na cadeia alimentar são os decompositores. Como o próprio nome já diz, esses seres são os responsáveis por decompor outros seres vivos após o fim de seu ciclo de vida. Apesar de fazerem parte da última etapa da cadeia alimentar, são responsáveis pela decomposição de qualquer matéria orgânica, independentemente do nível trófico. Os principais decompositores do meio ambiente são os fungos e as bactérias.
Na natureza, existem diversas cadeias alimentares que se conectam, formando o que chamamos de teias alimentares. São vários organismos que juntos mantém o ecossistema equilibrado e funcionando. Quando um dos organismos de uma teia alimentar é retirado ou até mesmo extinto do ecossistema, toda a estrutura da teia se desequilibra, podendo causar sérios danos e impactos à biodiversidade local. O mesmo acontece quando um organismo é introduzido num sistema já estabelecido, como é o caso das invasões de espécies exóticas.
Nosso dever é aprender sobre a linda biodiversidade vegetal e animal que possuímos no nosso país, para que possamos entender sua importância e preservar nossa natureza!
Gostou de aprender sobre a Cadeia Alimentar?
Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário ou me mande uma mensagem!
Bons estudos,
Professora Marilia
Comments